quarta-feira, 12 de julho de 2017

APROVEITAMENTO DE AGUA DA CHUVA

Como aproveitar a água da chuva e economizar no condomínio

Economia e sustentabilidade são dois conceitos visados nos dias de hoje. Grande parte da população tem interesse em enxugar os custos de maneira inteligente e trabalhar em pró de projetos que beneficiem o planeta. A questão que geralmente impede a ação é não saber bem por onde começar ou na complexidade de colocar alguns planos em prática.
A economia de água é um tópico essencial quando tratamos de sustentabilidade e direcionar esse recurso de maneira inteligente gera economia para o condomínio e impacta positivamente o meio ambiente.

Viva em um ambiente sustentável

Uma tecnologia de baixo custo pode dar aquele impulso para tornar o seu lar mais sustentável e econômico: a captação de água da chuva. Geralmente feita por meio de cisternas, a captação de água da chuva em condomínios tem se apresentado como tendência da construção civil nos últimos anos.
Muitos novos projetos já preveem uma versão ecologicamente correta para suas construções, contemplando não só a captação de água da chuva integrada ao sistema hidráulico, mas também outros itens como a captação de energia solar.

Tecnologia de baixo custo

Construções que não possuíam tais projetos na sua fundação podem se atualizar. É possível fazer captação e reserva de água da chuva sem precisar modificar o sistema hidráulico do condomínio, basta a instalação de uma cisterna específica para esse fim.
Este equipamento possui um custo baixo comparado a seu retorno a curto e médio prazo, em média R$ 1800,00 para até mil litros de reserva de água. Um condomínio pode economizar entre 10% e 50% do seu consumo de água comum por meio desse tipo de instalação.
As cisternas normalmente são colocadas em pontos altos para que a água desça facilmente por mangueiras ou baldes, elas podem variar de tamanho e formato com a possibilidade de instalação de mais de uma cisterna com sistema de conexão entre elas. A fim de analisar a capacidade do condomínio e compreender a melhor forma de instalação para aproveitamento da água, é indicado o contato com uma empresa especializada neste serviço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário